Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
02/07/2025 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Biblioteca Pública Municipal registra aumento de 30% no número de frequentadores

Levantamento do primeiro semestre de 2025 mostra aumento de 30% no número de frequentadores em relação ao ano anterior

Em São José do Norte A Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha, celebra um importante marco em sua atuação junto à comunidade: o aumento de 30% no número de frequentadores no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O dado foi levantado a partir de estatísticas mensais realizadas pela equipe da Biblioteca, que comemora o resultado com bastante alegria. Eles monitoram regularmente o uso do espaço pela população. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, foi registrado que 1.514 pessoas usaram o ambiente da Biblioteca para leitura, estudo, pesquisa e participação em ações culturais. Durante esse período, também foram contabilizados 1.037 empréstimos de livros, além da leitura local e uso do espaço como ambiente de convivência e aprendizado.

Esse crescimento mostra a relevância da Biblioteca como espaço público de acesso ao conhecimento, à cultura e à informação. Para a bibliotecária responsável, Marilisa Neves, o aumento se deve, em grande parte, às iniciativas culturais e de aproximação com a comunidade, realizadas de forma contínua ao longo do ano. “Uma Biblioteca, atualmente, vai muito além de oferecer somente livros. É um espaço para reflexão, diálogos e entretenimento”, destaca.

O perfil dos usuários também chama a atenção: o maior número de leitores está concentrado na faixa etária de 12 a 20 anos, o que demonstra o interesse de adolescentes e jovens pela leitura e pela vivência cultural. No entanto, a diversidade do público é um ponto de orgulho da instituição: há frequentadores entre 2 e 80 anos, o que mostra que a Biblioteca alcança todas as idades e se consolida como um espaço democrático e acolhedor.

Além de contribuir com a formação de leitores, os dados também ajudam a desconstruir o estigma de que a população não lê. A crescente procura pela Biblioteca evidencia justamente o contrário: há interesse, há leitores, e há um espaço público que é valorizado por quem o frequenta.

A Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha está localizada na Rua General Osório, nº 77, ao lado do Ministério Público, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 090 1073, ramal 442, pelo e-mail biblioteca@saojosedonorte.rs.gov.br ou pelo Instagram @bibliotecadelfina.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé