Na última semana, o grupo de empreendedores do Projeto de Turismo Costa Doce Natureza/Sebrae-RS, esteve reunido para comemorar o bom desempenho das ações do setor que foram desenvolvidas ao longo de 2018 e projetar novas atividades. As ações executadas visam o fortalecimento das empresas envolvidas e o desenvolvimento do Turismo no município.
Participaram a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Promoções (SMTP), Claiton Irevi Ramos Coelho, equipe da SMTP, a gestora do projeto, Jussara Argoud, a consultora do Sebrae-RS, Rita Michelon.
Na ocasião, Jussara entregou o relatório das ações desenvolvidas durante os dois últimos anos à prefeita municipal e ao secretário de Turismo. Também, foi apresentado pela agência receptiva da cidade, Laguna Sul, o roteiro Rota dos Patrimônios – 100% Natureza, o qual foi lançado, oficialmente, no dia 5 de dezembro, em Rio Grande, durante o Seminário de Turismo. O roteiro é composto por quatro Unidades de Conservação: Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste, Área de Proteção Ambiental dos Botos da Lagoa dos Patos e Estação Ecológica do Taim.
Estão envolvidas neste novo produto turístico as agências/operadoras de Turismo Receptivo Lagoas Expedições, Laguna Sul e Minéia Turismo. Elas integram o Projeto Costa Doce Natureza, do Sebrae-RS. A iniciativa conta ainda com o apoio técnico da ONG KAOSA, que realiza o monitoramento dos botos que habitam o estuário da Lagoa dos Patos.
Ainda durante o evento, foram entregues os certificados do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) do Produto Alimentício a todos os participantes que concluíram o curso, o qual foi realizado com recursos do Projeto de Turismo. O curso foi uma exigência da Vigilância Sanitária a todos os empreendimentos que lidam com alimentos.