Associação UNUCA assume a zeladoria da estátua e planeja consulta popular sobre sua nova cor
A Prefeitura de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), realizou hoje (12), uma reunião para formalizar a transição da organização da Festa de Iemanjá 2026. A responsabilidade pelo evento, até então sob coordenação da Associação ARUNI, passa agora para a Associação UNUCA, que também assume a zeladoria da estátua da divindade.
O encontro contou com a presença da vice-prefeita Vanessa Oliveira, da titular da SMTEL Daiane Pereira, do assessor Especial de Turismo Alex Sandro de Oliveira Souza, e da assessora Jurídica Mariana Rajão. Também participaram representando a Associação UNUCA, Igor Aguiar, Nicolas Farias, Luiza Ramos Ferreira, Sergio Luiz Ferreira, Wueslei Costa e Maria Conceição da Rosa, e pela Associação ARUNI, José Marcos Espírito Santo da Silveira e José Iramar Espírito Santo.
A partir desta data, a UNUCA torna-se, oficialmente, responsável pela condução dos preparativos do evento religioso-cultural de 2026, um dos mais emblemáticos do município, e pela zeladora da Estátua.
Como primeira ação, a nova gestão promoverá uma consulta popular para definir a cor da estátua de Iemanjá, ato que busca incentivar a participação da comunidade nas decisões que envolvem o patrimônio simbólico da cidade.
Durante a reunião, a SMTEL também apresentou a Norma de Procedimento Geral nº 001/2022, que regulamenta a zeladoria da estátua, e repassou a lista de documentos necessários para a formalização do Termo de Fomento.