Capacitação reforça o uso da cultura maker, tecnologias digitais e abordagem STEAM nas práticas pedagógicas
Professoras da rede municipal de São José do Norte, participaram dos Circuitos Formativos promovidos pelo Jardim Maker CEAMECIM, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ao longo do mês de julho. A formação contou com 40 horas de atividades práticas e colaborativas voltadas à integração entre cultura maker, tecnologias digitais e ensino de Ciências, dentro da abordagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).
A ação reuniu docentes da educação básica, estudantes de licenciatura, bolsistas de iniciação científica e pesquisadores da universidade, em um espaço de troca de experiências entre escola e academia. Receberam a formação as professoras nortenses Melina Terra dos Santos e Andressa Queiroz Souza.
A organização ficou a cargo do Grupo de Pesquisa CIEFI (Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/FURG).
A programação foi dividida em quatro circuitos temáticos: Modelagem 3D do zero: do Tinkercad à impressora, com introdução ao design digital e à impressão 3D; Lógica de programação na robótica educacional, com fundamentos da programação em blocos e simulações virtuais; Recursos educacionais abertos na robótica educacional, com incentivo à produção e ao compartilhamento de materiais didáticos; e Primeiros passos com Arduino e Tinkercad, com atividades em eletrônica e automação.
A participação das professoras de São José do Norte ajuda a fortalece as estratégias pedagógicas adotadas no município. O investimento na qualificação docente amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes e reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade, alinhada às transformações tecnológicas e sociais atuais.
A participação das professoras de São José do Norte irá auxiliar nas estratégias pedagógicas adotadas no município. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) explica que o investimento na qualificação docente amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes e fortalece a educação pública ao levar mais qualidade e, também, conecta às transformações tecnológicas e sociais atuais.