Município busca aprimorar ações de prevenção e resposta a desastres diante dos eventos climáticos extremos
Uma comitiva da Prefeitura de São José do Norte participou, nesta terça-feira (20), de dois eventos realizados em Pelotas com foco no fortalecimento da gestão de riscos e na preparação dos municípios diante das mudanças climáticas.
Representaram o Executivo municipal a vice-prefeita Vanessa Oliveira, a secretária-geral de Governo, Richelle da Matta, o coordenador da Defesa Civil, Marcus Antônio Gautério, e a coordenadora adjunta, Daiane Nunes. O seminário contou também com a participação do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, do coordenador regional da Defesa Civil, coronel Márcio Facin e de convidados.
Pela manhã, o grupo esteve na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para acompanhar uma palestra promovida pela 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC-4). O destaque do encontro foi a fala do coronel César de Assumpção Nunes, da Defesa Civil de Santa Catarina, que reforçou a importância do protagonismo municipal na gestão de emergências em eventos climáticos extremos.
À tarde, a comitiva nortense participou do 1º Seminário Regional de Integração em Gestão de Riscos e Desastres, no auditório do Sicredi. O evento, promovido pela Câmara Técnica da Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul e pela Defesa Civil Estadual, reuniu representantes de diversas cidades e marcou um ano das enchentes no Estado.
"Estamos vivendo um novo tempo em que os eventos climáticos extremos se tornaram mais frequentes. Participar de espaços como esses nos ajuda a planejar ações mais eficazes e a proteger melhor nossa população diante das emergências", afirmou a vice-prefeita, Vanessa Oliveira.
A participação de São José do Norte nos encontros reforça o compromisso do município com o aprimoramento da gestão de riscos e a preparação frente às novas realidades climáticas.