O evento foi realizado como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Aconteceu ontem (21), a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São José do Norte, provida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O evento, foi realizado como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
A abertura contou com o credenciamento dos participantes e as boas-vindas às pessoas presentes. A mesa de abertura foi composta pela vice-prefeita Vanessa Oliveira, pela secretária municipal de Educação e Cultura Letiele Jardim, pela vice-presidente do COMPIR Claudia Ritta e pelo coordenador do Setor Étnico-Racial da SMEC, Gabriel Baldez. Também marcaram presença a secretária do Meio Ambiente, Sabrina Azevedo; a secretária de Obras e Urbanismo, Fabiany Zogbi Roig; a secretária de Assistência Social, Cidadania e da Mulher, Alessandra Souza; membros da equipe de Governo e convidados.
A vice-prefeita Vanessa Oliveira, destacou a importância da Conferência: “Hoje é um dia simbólico e necessário. Como mulher negra e representante do povo nortense, entendo a urgência de espaços como este, onde podemos falar, ouvir e construir juntos políticas que enfrentem o racismo estrutural. Precisamos assumir, enquanto sociedade e poder público, o compromisso com a reparação, com a justiça e com a dignidade de todas as vidas negras.”
Após a leitura do regimento interno da conferência, houve uma apresentação cultural com a performance “Junte as pedras que te jogam, e me faça um altar. Eu te mostrarei a justiça” – inspirada no orixá Xangô –, realizada por Gabriel Baldez. Em seguida, os participantes assistiram a duas palestras com especialistas convidados.
A primeira palestra foi ministrada por Murilo Trindade e Silva, advogado e conselheiro da OAB, que abordou o tema “Dispositivos de racialidade versus democracia racial: a arquitetura jurídico política da exclusão no Brasil”. Na sequência, a professora Ingrid Costa apresentou a palestra “Sem igualdade racial, não há democracia: reparação e justiça como caminhos de transformação”, discutindo as desigualdades históricas e propondo ações concretas para promover a equidade racial.
Durante a tarde, os participantes foram divididos em três grupos, conforme os eixos temáticos da conferência: Democracia (Eixo 1), Justiça Racial (Eixo 2) e Reparação (Eixo 3). Cada grupo debateu e elaborou propostas que serão encaminhadas à conferência estadual, podendo ser submetidas até cinco propostas, sendo até duas por eixo. Também foram escolhidos os delegados e suplentes que representarão São José do Norte na próxima etapa do processo.
A realização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial representa um marco para o município, reforçando o compromisso da gestão pública com a escuta ativa, a construção coletiva de políticas públicas e a superação das desigualdades raciais.