Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/07/2025 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

XII Conferência Municipal de Saúde debate o futuro da saúde pública

O evento reuniu usuários e usuárias do SUS, profissionais da saúde, gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil

Com o compromisso de fortalecer a saúde pública por meio da escuta ativa da população, a Prefeitura de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nos dias 4 e 5 de julho a XII Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu usuários e usuárias do SUS, profissionais da saúde, gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil para discutir propostas e construir diretrizes que orientem as políticas públicas de saúde nos próximos anos.

A abertura da conferência contou com a presença do prefeito Neromar Guimarães, da vice-prefeita Vanessa Oliveira, da diretora de Atenção Especializada Naliane Fonseca (representando o secretário municipal de Saúde, Lucas Penteado) e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariane Soares. 

Em sua fala, Mariane Soares destacou a importância da participação social na construção de uma saúde mais justa, equitativa e humanizada. A presidente do Conselho também foi responsável por ministrar a primeira palestra do evento, ao lado da enfermeira Rafaela de Souza, assessora da Vigilância em Saúde. Juntas, abordaram o tema “Sistema Único de Saúde: fundamentos e desafios à luz da realidade local”.

A programação do primeiro dia incluiu ainda apresentações dos serviços prestados pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), um momento cultural com o grupo “Arte é Vida” da ESF João Landell, além do painel “A Rede Municipal de Saúde: conhecendo os serviços disponíveis à população”. Este painel foi apresentado por Alexsandra Whitehead (assistente social e coordenadora da AES), Naliane Fonseca (psicóloga e diretora da AES) e Mariane Soares (odontóloga e coordenadora da APS).

Durante a tarde, foram lidas as propostas das coletividades previamente inscritas e os relatórios das pré-conferências realizadas junto às comunidades. O encerramento do dia ficou por conta do grupo cultural Lapidar, do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

No segundo dia, a conferência teve início com a organização dos grupos de trabalho, que debateram os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde e do cuidado no território;

Eixo 2: Gestão em Saúde e Educação Permanente;

Eixo 3: Qualificação da Atenção Especializada e das Redes de Atenção à Saúde.

A tarde foi marcada por mais um momento cultural, com apresentação da Invernada Artística São José, integrante do Projeto Rede, e pela plenária final, momento de deliberação das propostas elaboradas nos grupos de trabalho.

A XII Conferência Municipal de Saúde encerrou com o compromisso de seguir construindo, de forma coletiva e contínua, uma saúde pública mais acessível, resolutiva e humanizada.


 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé